10/02/2014

Ementas/Menus

Elaborar ementas (quer sejam semanais ou mensais) ajudam e muito na organização e na poupança.
Quem nunca cansou a cabeça a pensar …o que vou fazer para jantar???? Ou ainda, vou fazer bacalhau á Brás,….ups não tenho batata palha…Logo descongelo qualquer coisa no microondas….mais um consumo extra de luz…a edp agradece!!!!…
De certeza que situações como estas já aconteceram a qualquer um de nós.
É verdade, perder um tempinho, cansar a cabeça uma única vez com o assunto, vale a pena, mesmo quem não seja muito dado a listas, desafio a tentar e vão ver que o stress diminui…quando ouvirem a colega do lado a dizer….não tirei nada para o jantar, não faço ideia do que fazer…, aí dá-se conta que esse problema é menos um em que pensar….
Para começar aconselho a fazer semanalmente, primeiro porque não surgem de imediato muitas ideias do que fazer, segundo porque vai levar tanto tempo a completar que os dias vão passando e não resolve nada, também assim poderá aproveitar as promoções semanais que vão surgindo e se for como eu, que não tenho despensa e o espaço para a mercearia não é muito, torna-se mais prático.
Com o hábito criado rapidinho se cria um menu mensal fácil, fácil. Até porque só custa a primeira semana depois é repetir alguns pratos e vão surgindo outros, guardamos os menus e na hora de fazer um novo é dar uma espreitadela no que já se tem. A net é uma óptima ajuda para ter ideias e com o mesmo ingrediente podemos fazer variadíssimos pratos.
Para iniciar, aconselho a fazer um levantamento do que se tem no congelador e despensa, a partir daí os primeiros pratos a fazer são com os produtos que já se tem (poupamos nas compras e não deixamos passar prazos dos produtos), depois é pensar em novos e colocar numa folha o que se vai precisar para os fazer, na hora das compras da semana já temos parte da lista feita.
Como exemplo partilho a minha desta semana:
SEGUNDA - Salsichas Frescas em caracol no forno/batatinha e batata doce
TERÇA – Lasanha de Atum e salada mista
QUARTA – Frango com natas e sopa de cebola/esparguete
QUINTA – Pescada estufada/puré
SEXTA – Entrecosto no tacho/arroz branco
SABÁDO – Filetes Peixe gato forno/arroz….Sopa e Pizza caseira
DOMINGO – Dourada no Forno/batata a murro…..Sopa e Bifanas
O meu almoço durante a semana é o jantar do dia anterior ( o primeiro prato a servir é a marmita J ).
Muitas vezes troco os pratos e os dias, consoante o meu apetite, para mim a ementa é uma orientação e não uma obrigação capiche???  Até porque podem surgir imprevistos e ganharmos um jantar na sogra por exemplo heheheh!!!!
Coragem e toca a elaborar os menus, depois contem as vossas experiências….
 
NOTA: As salsichas frescas, frango, pescada chilena, dourada  e os filetes foram comprados todos em promoção no Pingo Doce J

Sem comentários:

Enviar um comentário