05/12/2016

Escritório- Projecto Casa Limpa e Organizada


# ESCRITÓRIO/PAPEIS

(imagem da net)


Esta foi das divisões mais difíceis de destralhar (eliminar a tralha, desfazer de tudo o que não faz falta)...tinha muita vontade, necessidade mesmo e muita,  porque precisávamos deste espaço organizado para podermos trabalhar.

Havia de tudo, montanhas de papel, só para terem uma pequena ideia, eu ainda tinha os impressos e despesas da primeira declaração de IRS que declarei....pois é....estou a falar de documentos com mais de 20 anos..... shame on you!!!!! Foram vários sacos do lixo cheios e acreditem que parece que tiraram peso de cima dos meus ombros, o espaço, a casa ficou mais leve, mais clean, embora ainda não esteja tudo organizado, lá chegaremos, um pouco de cada vez e procurando ter o essencial e necessário.


(imagem da net)
Para quem quiser uma ajuda no que toca a papéis e por quanto tempo devemos guardá-los deixo algumas informações:

IRS- os documentos, despesas deve conservá-los por 5 anos (uma inspecção poderá iniciar-se até ao final do 4º ano seguinte ao ano a inspecionar, ou seja o ano de 2012 poderá estar sujeito a uma inspeção fiscal até 31 de Dezembro de 2016).
Relativo ao ano de 2015 e o facto da existência do e-factura, depois de confirmadas e validadas as despesas constantes do e-factura sujeitas a dedução, aconselho a guardar todos os comprovativos das despesas que acrescentou ao valor que constava do e-factura (espero ter-me feito entender...).

Caso se trata de profissional liberal então o prazo para conservar os documentos deverá ser de 10 anos.

Serviços Básicos (Agua, Luz, Gás) - durante 6 meses conforme está previsto na Lei dos Serviços Essenciais como prazo para cobrança de valores, embora a DECO aconselho 1 ano.

Compras Bens Consumo não perecíveis - pelo menos durante 2 anos, período mínimo de garantia dos mesmos.

Um dos direitos mais importantes do consumidor é o direito à qualidade dos bens e serviços vendidos/prestados.

Imóveis - garantia por 5 anos, a conservar escritura pública de compra e venda.

* Manutenção de Imóveis - como serviços de canalização, eletricistas, pintores etc , deverá guardar por 1 ano.
* Serviços de Empreitadas - deverá conservar por 5 anos.

* dica: se puder conserve os comprovativos de todas as despesas com beneficiação do seu imóvel por um razoável tempo, caso venha a vender poderá atualmente abater às mais valias, despesas desta natureza até 12 anos antes da data da venda.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira. Sobre esta divisão ainda voltarei para descrever um pouco mais sobre a organização da mesma.

Volte sempre!!!!








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